Economia

UFSM fecha parceria com empresa de tecnologia do Recife

Joyce Noronha


Arquivo pessoal/

A viagem de um grupo de integrantes do Sou Defesa ao Rio de Janeiro e ao Recife (PE), na semana passada, rendeu um novo convênio para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A excursão, que ocorreu de 11 a 13 de dezembro, teve como objetivo conhecer ambientes inovadores no ramo da tecnologia e buscar conhecimentos que possam ser aplicados em Santa Maria e região.

O professor e diretor do Centro de Tecnologia da UFSM, Tiago Marchesan, conta que a universidade fechou uma parceria com a Ustore, uma empresa de infraestrutura tecnológica que viabiliza soluções em nuvem e que tem unidade no Porto Tecnológico de Recife. Segundo Marchesan, o convênio vai gerar oportunidade para os alunos da UFSM trabalharem com casos reais desde a graduação.

- Devemos assinar o contrato nos próximos meses. Ainda não posso adiantar muito sobre o assunto, mas o convênio vai proporcionar um intercâmbio de informações e até de pessoas, nossos estudantes, com o pessoal da empresa. Estamos ansiosos - diz o professor.

Após briga generalizada no Centro, reunião debaterá segurança

O sócio presidente da Ustore, Nelson Campelo, avalia que a parceria será de grande sucesso, pois o capital intelectual da UFSM é de grande valia para todo o país. De acordo com Campelo, a universidade vai auxiliar a empresa a desenvolver funcionalidades dos produtos ofertados aos clientes.

MAIS INTEGRAÇÃO 

Além do convênio entre a UFSM e a Ustore, o grupo trouxe na mala ideias para aprimorar o setor tecnológico de Santa Maria. O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Rodrigo Decimo, diz que o primeiro passo será aumentar a integração entre entidades, como a UFSM, a Cacism e o Parque Tecnológico. 

Outra ideia é ter uma extensão do Parque Tecnológico em uma área mais acessível e que reúna representantes de todas as entidades representativas.

- Lá em Recife, o Porto Tecnológico é próximo a um grande centro que fervilha desenvolvimento, tem universidade perto, restaurantes. O nosso Parque Tecnológico ainda está um tanto inacessível, então, até o desenvolvimento daquela área, precisamos ter uma área única, nem que seja um parque tecnológico a céu aberto - avalia Decimo.

O grupo também visitou, no Rio de Janeiro, a Escola Superior de Guerra, o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev. Já em Pernambuco, outros destinos foram o 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Instituto Senai de Inovação e as sedes do Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (Cesar), Tiradentes e School.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 30 pessoas participaram do 1ª dia do mutirão de renegociação de dívidas Anterior

Mais de 30 pessoas participaram do 1ª dia do mutirão de renegociação de dívidas

Santa Maria tem a 18ª gasolina mais cara entre 36 cidades, segundo ANP Próximo

Santa Maria tem a 18ª gasolina mais cara entre 36 cidades, segundo ANP

Economia